quarta-feira, 13 de julho de 2011

Reprovada

Embora tenhamos tantos recursos capazes de gerar energia, o Brasil quer porque quer se espelhar no que é mais arriscado, mais complicado e cheio de controvérsias. Por que construir usinas nucleares em um território extremamente rico em opções?
Talvez a ideia de construção de usinas nucleares no Brasil não seja tão boa pelo fato de termos condições (geograficamente falando) para produzirmos energia proveniente da água, do sol, do vento (entre outras) ou até melhorarmos tecnologias em torno da produção de energia com estas propostas já existentes.
Outro ponto negativo acerca da energia nuclear envolve economia e qualificação, ou seja, não compensaria para nosso país implantar essa forma de produção de energia, pois haveria necessidade de importar um material todo especial para a construção das usinas, técnicos extremamente qualificados, isso tudo sem contar com os riscos à humanidade em se tratando de acidentes com as usinas (embora sejam ínfimos, eles existem e não podem ser desconsiderados).
Portanto, o Brasil deveria se satisfazer com esta pátria privilegiada e suas fontes energéticas. Aparentemente, compensa muito mais investir naquilo que já se encontra em andamento e naquilo que pode dar certo do que se atrever a fazer algo “diferente dos padrões”.

0 comentários:

Postar um comentário